" property="og:description" /> FISIOGlobal - Saúde Integral
02 Jan. 2018

Notícias

DR. JOSÉ CARVALHO REALIZA ESTÁGIO NO NEW YORK PRESBYTERIAN HOSPITAL - EUA

Dr. José Carvalho, Fisioatra, estágiou durante o ano de 2017, no New York Presbyterian Hospital, Nova Iorque, EUA, integradando no Regenerative Medicine and Rehabilitation Department, no âmbito de uma subespecialização e diferenciação avançada em Ecografia Articular e de Partes Moles, Técnicas de Intervenção minimamente Invasivas e Medicina Regenerativa. Pelo interesse em intervenção na coluna, acompanhou igualmente a actividade técnica no Spine Center nesse contexto.

Pela grande diferenciação ao nível mundial dos profissionais que acompanhou, muitos atletas de alta competição eram referenciados para este departamento de forma a obter um diagnóstico e opções terapêuticas minimamente invasivas e, habitualmente, de índole regenerativo. A avaliação ecográfica era sempre realizada de forma sistematizada, com maior pormenor nas estruturas que se correlacionavam com a clínica. Era comum ser solicitada a opinião ao Departamento em situações de maior dúvida ou ausência de achados imagiológicos face a determinadas queixas músculo-esqueléticas, mesmo após avaliação por parte de Radiologia. Muitas vezes a principal alteração identificada não era estrutural, mas sim funcional, diagnóstico esse que apenas se confirmava com um exame dinâmico e não apenas estático. Isto confirmava a elevada especificidade e diferenciação do Departamento na área do diagnóstico da Patologia Musculoesquelética e Desportiva.

No que concerne às Técnicas de Intervenção minimamente invasivas, o Dr. José Luis Carvalho reforçou os seu conhecimentos científico-técnicos em procedimentos mais complexos como a tenotomia percutânea ecoguiada/ fenestração em contexto de tendinose, a utilização de PRP intra-articular e roturas tendinosas parciais, viscossuplementação, infiltrações córtico-anestésicas e bloqueios nervosos periféricos. Foi bastante comum esta actividade de avaliação e intervenção em atletas de elite de baseball, futebol americano e futebol. Participou na técnica e aplicação de um produto de medicina regenerativa revolucionário, um concentrado de células da membrana amniótica, AmniofixÒ, com um potencial regenerativo incomum, pois o PRP habitualmente concentra cerca de 30 fatores de crescimento, enquanto que este composto concentra cerca de 120. As suas indicações eram as mesmas que as do PRP, bem como a técnica de aplicação, no entanto a reacção micro-inflamatória local era muito mais exacerbada nos primeiros dias, sendo que os resultados eram também muito melhores. Naquele período acompanhou um estudo de aplicação deste composto nas afecções tendinopáticas.

No que concerne à sua actividade em Técnicas de Intervenção na Coluna guiadas por Fluoroscopia, acompanhou a actividade assistencial no Spine Center do NYPH, quer no Columbia University quer no West Corneill. As intervenções mais comuns eram os bloqueios de ramos mediais cervicais e lombares, infiltrações córtico-anestésicas seletivas de raízes cervicais e lombares, epidurais cervicais e lombares e infiltrações das sacro-ilíacas. Todos estes procedimentos eram guiados por fluoroscopia.