12 Out. 2018

Notícias

UMA VIAGEM À PELVIPERINEOLOGIA COM MARIA JOÃO

Um artigo por Maria João Caçador, especialista em Fisioterapia Uroginécologica na FISIOGlobal, onde conta a sua experência em Málaga com Marta Jerez Sainz – reputada Fisioterapeuta na área com milhares de tratamentos de sucesso.

"No ano passado iniciei uma formação de 100 horas, específica em tratamento miofascial em pelviperineologia com a Marta Jerez Sainz – reputada Fisioterapeuta na área com milhares de tratamentos de sucesso.

Constatei de imediato que a experiência da Marta era altamente motivadora, assim como o raciocínio inerente na abordagem de diversas condições clínicas. Além disso, as técnicas aplicadas versus sintomas/patologias eram inovadoras e eficientes, pelo que senti que esta formação podia potenciar a minha prática clínica com os pacientes que tratava na FISIOGlobal.

De tal forma que, ao terminar a formação, propus-me a um estágio profissional orientado pela Marta, no IRU (Instituto de Rehabilitación Y Uroginecología). E assim foi: no dia 20 de Maio de 2018 voei rumo a Málaga.

Passei quatro dias altamente enriquecedores, onde através de casos clínicos reais, desde mulheres, homens, crianças e grávidas, pude colocar em prática tudo aquilo que aprendi na formação e pude, essencialmente, aperfeiçoar tanto o meu raciocínio clínico quanto as técnicas de punção seca, radiofrequência, biofeedback, exercício clínico, assim como na recomendação de exercícios domiciliares.

No último dia de estágio, acompanhei a Marta ao Hospital Jerez Puerta del Sur, em Jerez de la Frontera, enquanto Fisioterapeuta assistente, num dia de formação para Fisioterapeutas e Enfermeiras Parteiras. A manhã foi dedicada a conteúdos teóricos e o período da tarde foi passado num bloco cirúrgico, onde através de video-conferência, tornou-se possível os formandos assistirem em tempo real à avaliação e ao tratamento de pacientes com disfunções importantes: prolapso da bexiga, gestante com 35 semanas cujo bebé se apresentava transversal (“bebé sentado”), incontinência urinária, entre outros. Para mim foi um dia inédito e uma experiência muito positiva.

O meu objetivo é, diariamente, a satisfação do paciente em termos de eliminação do sintoma assim como na manutenção de resultados duradouros pelo que após esta semana no IRU, sinto-me mais capaz e, embora tenha sido exigente, foi uma semana muito rica, interessante e muito completa para poder consolidar todo o conhecimento novo aprendido até então.

Enquanto profissional de saúde, esta foi a melhor experiência pela qual tive a oportunidade de passar."

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/VwOYMNYziME" frameborder="0" allow="autoplay; encrypted-media" allowfullscreen></iframe>