" property="og:description" /> FISIOGlobal - Saúde Integral
28 Fev. 2019

Notícias

Mª João Caçador convidada a palestrar nas Jornadas Pré-ENEFT em Castelo-Branco

      Maria João Caçador, especialista em fisioterapia Uroginecológica na clínica FISIOGlobal e referência na área da Reabilitação Uroginecológica a nível nacional, recebeu o convite da organização para participar no evento que antecede o Encontro Nacional de Estudantes de Fisioterapia (ENEFT), as Jornadas Pré-Eneft’19, em Castelo Branco, no passado dia 23 de Fevereiro.

      O tema proposto pela organização foi “sexualidade- quebrar o tabu”, e no final, pelo feedback recebido, foi uma palestra dinâmica, que despertou várias questões aos alunos de Fisioterapia e, onde deixou claro vários motivos pela qual os profissionais de saúde apresentavam relutância em abordar esta temática com os seus pacientes de forma proactiva, rotineira e natural, onde uma dos argumentos mais forte foi a lacuna de formação profissional e académica dos profissionais da área da saúde tanto para o tratamento propriamente dito, quanto para o encaminhamento (o que dizer, para quem encaminhar, como, onde, etc). 

      Na FISIOGlobal, pautamos a nossa intervenção pela globalidade da avaliação e consequente intervenção. Avaliar e (re)habilitar a esfera pélvica, faz parte do nosso cotidiano, sempre que exista indicação para tal, no tratamento de dor lombar, dor cervical, dor nas ancas, quadros de incontinência urinária, dor na relação sexual, endometriose, prolapso de órgãos pélvicos, ejaculação precoce, etc. Negligenciar o papel que a esfera pélvica detém na boa funcionalidade de qualquer corpo humano é um erro, razão pela qual tanto investimos, estudamos e investigamos nesta área tão particular.