Epidemiology of Dizziness
2. Epidemiologia da Vertigem na Urgência Hospitalar
3. Vestibular rehabilitation for unilateral peripheral vestibular dysfunction
4. Improving the quality of life in patients with vestibular disorders: the role of medical treatments and physical rehabilitation " property="og:description" /> FISIOGlobal - Saúde Integral
29 Set. 2016

Notícias

A importância do ouvido interno no controlo postural

Os distúrbios do sistema vestibular atingem cerca de 10 a 25% da população em algum momento da sua vida (1).

A natureza imprevisível das crises, aliada à incerteza de uma nova crise que pode surgir a qualquer momento, conduz a alterações de comportamento, ao isolamento social, com repercussão nas actividades diárias e também nas relações familiares e laborais.

Vertigens, desequilíbrio, alterações da visão, náuseas e vómitos, rigidez cervical, palidez e sudorese, são alguns dos sintomas que provocam sérias limitações funcionais e da qualidade de vida do utente. 

Em Portugal, a vertigem e o desiquilíbrio são dois dos motivos mais frequentes na procura de atendimento médico especializado na urgência (2).

Estima-se que, cerca de 20% dos indivíduos, entre os 18 e os 65 anos de idade, já tenham sentido um episódio de perturbação do equilíbrio e que cerca de 30% destes mantêm queixas ao fim de 12 meses. Estes números aumentam exponencialmente na população acima dos 65 anos, tornando-se num dos principais problemas de saúde neste grupo etário, particularmente com o aumento da esperança média de vida.

Assim, a reabilitação vestibular, realizada pelo fisioterapeuta com formação especializada, visa maximizar a independência funcional, a segurança, a autonomia e a qualidade de vida do paciente. 

Mais de 20 artigos científicos, de vários centros de pesquisa mundiais, observaram que a reabilitação vestibular foi eficaz e segura no controlo dos sinais e sintomas de pacientes com tonturas e outros síndromes vestibulares (3).

A evidência também indica que a reabilitação vestibular promove a melhora mais rápida dos sintomas de tontura e previne complicações futuras, como ansiedade, redução da capacidade funcional e possibilidade de quedas (4).

1. Epidemiology of Dizziness
2. Epidemiologia da Vertigem na Urgência Hospitalar
3. Vestibular rehabilitation for unilateral peripheral vestibular dysfunction
4. Improving the quality of life in patients with vestibular disorders: the role of medical treatments and physical rehabilitation