12 Jun. 2017

Notícias

João Ferreira convidado pela organização das Jornadas de Fisioterapia do IPiaget

Foi no dia 9 Junho que João Ferreira, fisioterapeuta da FISIOGlobal, esteve nas jornadas do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, a discursar sobre "Dor no Atleta de Alto Rendimento".

De acordo com a comissão organizadora, os estudantes tiveram “o cuidado de convidar palestrantes de renome nacional no sentido de informar sobre os avanços científicos mais actuais e fomentar a reflexão sobre a intervenção da fisioterapia no desporto”.

João Ferreira aproveitou então a oportunidade para elucidar os estudantes de fisioterapia de que os conceitos de dor como o conhecemos têm, nos últimos anos, evoluído, sendo por isso possível intervir na dor para além da lesão. 

Estando o termo “desporto”, pela sua definição, associado à competição, que nem sempre é promotora de saúde e bem-estar, existe uma maior probabilidade de aparecimento de dor nos atletas de alto rendimento.

Portanto, não só a dor tem uma influência importante na performance desportiva como também, obviamente, influenciará o atleta na dimensão pessoal e emocional que existe como indivíduo fora do desporto.

Começamos, assim, a mudar o paradigma da lesão estrutural para uma visão multidimensional do atleta onde não é a dor que nos guia na nossa intervenção na lesão, nem a lesão é a guia para a nossa intervenção na dor.

Um tema fundamental para o desporto que acaba por ser transversal a todos os pacientes que nos procuram.