• Medicina Natural
  • Cuide do seu corpo, que o seu corpo cuidará da sua saúde
  • A Medicina Natural tem como objectivo promover a saúde através de técnicas, suplementos naturais e alimentação saudável.  Através do recurso a exames de diagnóstico inovadores é possível, em alguns minutos, obter resultados que permitam uma análise pormenorizada do estado geral de saúde do paciente.

Na FISIOGlobal são disponibilizados dois exames de grande referência a nível internacional, na área:

Electrossomatografia (Exame EIS)

A obtenção de uma análise pormenorizada ao estado geral de saúde do paciente, através de um único exame indolor e não invasivo, é possível e está à sua disposição na FISIOGlobal.

Funções digestivas, neurológicas, cardiovasculares, neuromusculares, endócrinas, respiratórias, renais e génito-urinárias, imunitárias, metabólicas gerais, intolerâncias e alergias, níveis de stress são rapidamente scaneadas, de forma indolor e não invasiva, por meio de um aparelho e da colocação de eléctrodos nos pés, mãos e cabeça do utente.

A realização deste exame permite assim diagnosticar e identificar os factores que estão na origem de desconfortos já sentidos e/ou elementos críticos de predisposição a determinadas doenças, indo ao encontro de um conceito que a FISIOGlobal preconiza, a prevenção - o que se apresenta como uma das grandes mais-valias deste inovador sistema.

Assim assume um papel de destaque também no seguimento terapêutico, na medida em que permite medir o sucesso dos tratamentos prescritos e realizados, bem como numa primeira fase, em casos de disfunções que não apresentam sintomas, conseguindo-se desta forma prever desequilíbrios que possam estar numa fase inicial, travando a sua evolução.

Teste de Sangue H.L.B.O.

Através da análise microscópica a uma gota de sangue coagulado, o teste H.L.B.O. permite analisar o estado emocional e psicológico do utente, bem como toda a informação respeitante aos problemas físicos, orgânicos ou ambientais e resíduos metabólicos, que estejam a afectar o organismo do mesmo.

De acordo com o estado de saúde, o sangue adquire diferentes tonalidades que indicam as vias por onde se podem desenvolver algumas patologias. Assim, entendemos este exame não como uma recolha sobre o diagnóstico/patologia mas sim sobre os factores de risco (predisposições) que o paciente possa ter, permitindo tomar medidas preventivas.

Por ser possível descobrir condições patológicas numa fase inicial e efectuar uma avaliação holística do paciente, permite que sejam implementados tratamentos mais ajustados e personalizados, bem como um melhor acompanhamento dos mesmos.

Com este tipo de exame é também possível acompanhar a evolução do sistema de defesa orgânico, particularmente importante em patologias crónicas e degenerativas.

Ao nível da medicina natural estão ainda à disposição do paciente outras soluções:

Homeopatia

Baseada na utilização de medicamentos homeopáticos, diluídos e dinamizados de forma segura, a Homeopatia apresenta-se como uma abordagem holística no tratamento dos sintomas do paciente, incluindo na sua abordagem a orientação da dieta e do estilo de vida, com vista à promoção do reequilíbrio da saúde do utente.

Os medicamentos homeopáticos são aconselhados após o estudo do paciente como um todo (aspectos pessoais, emocionais, psicológicos e o ambiente em que vive), sinais e sintomas da doença que apresenta (vertente clínica).

Uma vez que os produtos homeopáticos não apresentam contra-indicações ou interacções com outros medicamentos, como acontece com os medicamentos alopáticos, podem ser aconselhados a doentes polimedicados e até crianças. Pode ser indicada para casos de ansiedade, psoríase, alergias, eczemas, asma, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e confusão mental, entre outros.

Naturopatia

Enquanto abordagem holística, energética e natural do ser humano, a Naturopatia actua na prevenção, diagnóstico e prescrição de tratamentos baseados em procedimentos de acção bio-psicofisiológica, com o objectivo de reequilibrar as funções orgânicas, promover a recuperação do equilíbrio do organismo e alcançar o bem-estar geral.

Recorrendo à prescrição de combinações ou fórmulas de plantas, à orientação e aconselhamento sobre estilos de vida, regimes nutricionais e dietéticos, à fitoterapia, à homeopatia e terapias de manipulação, a Naturopatia apresenta-se como uma filosofia de vida, que se baseia no reconhecimento de que organismo possui a capacidade de auto-regulação, auto-cura e manutenção da sua saúde, desde que livre das toxinas que se acumulam devido aos maus hábitos adquiridos durante a vida.

Engloba tratamentos físicos, emocionais, terapias de equilíbrio energético como reiki, terapia com florais, cura prânica e radiestesia, entre outros procedimentos.

Pelo facto de fortalecer o sistema imunológico, apresenta excelentes resultados em casos de depressão, insónia, anemia, alergias, artrite, obstipação e problemas circulatórios, entre outros. Na procura pela identificação e remoção das causas que conduzem à doença, estimula as defesas naturais do corpo com vista à recuperação do bem-estar generalizado e à auto-cura.

• Medicina Tradicional Chinesa e Acupunctura
  • Conhecimento milenar aliado à eficácia científica
  • Ao longo dos últimos anos, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem sofrido uma importante evolução, constatada, por exemplo, pela crescente procura por parte de médicos por esta área de intervenção.

Por deter uma vasta área de acção, as sessões de tratamento da MTC podem beneficiar da complementaridade das diversas técnicas que a integram. Assim, de acordo com o diagnóstico clínico e estratégia definida, poderão ser utilizadas uma ou algumas das seguintes técnicas:

Acupunctura

A Acupunctura é um método de diagnóstico e tratamento que, através da inserção de agulhas extremamente finas em pontos específicos do corpo, permite modelar o funcionamento do sistema nervoso, endócrino, imunitário e glândulas exócrinas, com o objectivo de restabelecer o seu normal funcionamento.

A estimulação das terminações nervosas, nos tecidos puncturados, vai despoletar a libertação de uma série de substâncias que têm como efeito final o aumento da circulação local, com melhoria da oxigenação e do aporte de nutrientes aos tecidos. Os pontos de acupunctura podem ser estimulados através da inserção de agulha, laser, pressão ou calor.

Graças à união entre o avanço científico da medicina ocidental e a sabedoria milenar da medicina oriental, a selecção dos pontos é feita não com base apenas nos meridianos e fluxo de energia, mas também no trajecto nervoso e/ou pontos-motor, que visam a estimulação neurológica de receptores específicos, cujo principal objectivo é o alívio da dor.

É utilizada no tratamento e prevenção de diversas patologias, no alívio da dor e na melhora do estado geral do paciente.

Auriculoterapia

O pavilhão auricular, situado na orelha, é considerado uma parte muito importante do corpo humano, podendo reflectir todas as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras.

Através da aplicação de sementes, esferas ou outros elementos próprios para o efeito, em pontos específicos da orelha, é possível gerar determinados impulsos no cérebro que, consequentemente, iniciam uma série de respostas físicas com vista à promoção da homeostase (auto-regulação e reequilíbrio do corpo).

As disfunções mais frequentemente abordadas incluem patologias músculo-esqueléticas, ansiedade, distúrbios do sono, cefaleias, distúrbios hormonais, alergias e asma e problemas digestivos, entre vários outros.

Ventosaterapia

Segundo a MTC, a ventosaterapia tem a propriedade de higienizar o sangue das toxinas acumuladas no organismo, produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue, nos músculos ou articulações, é considerada pela MTC como um dos principais factores de risco para o aparecimento de disfunções.

Através da movimentação das ventosas, é possível produzir um “efeito massagem" que, mecanicamente, irá activar e aumentar o fluxo linfático e sanguíneo, reduzindo edemas, mantendo e melhorando a mobilidade dos tecidos e músculos e eliminando aderências e fibroses.

São por isso utilizadas para o alívio de dores musculares, melhora do sistema circulatório e, até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada.

• Medicina Quântica
  • A consciência do que se passa no organismo é a resposta para o seu bem-estar
  • Tudo no universo vibra com uma frequência única e identificável, incluindo nós mesmos. Quando o campo magnético está em ordem, o corpo está saudável. Contudo, quando o utente apresenta perturbações no campo electromagnético, originará alterações bioquímicas que terão influência directa no bem-estar geral da pessoa.

Assim, com recurso a um aparelho de biofeedback específico para o efeito, a Medicina Quântica enquanto ferramenta terapêutica e de diagnóstico, permite registar as frequências emitidas pelo organismo, ao nível celular e emocional, e compará-las com os valores que constam numa base de dados com os valores-referência de normalidade e equilíbrio de um ser humano saudável. Com base na disparidade e diferença entre os valores registados e os valores-referência é possível acrescentar frequências, invertê-las ou contrapor às ressonâncias próprias do corpo e órgãos, reequilibrando sistemas, eliminando patogenias, dessensibilizando alergias e regenerando tecidos. Esta informação permitirá identificar possíveis necessidades, disfunções e vulnerabilidades do organismo do utente, como por exemplo alérgenos e intolerâncias a determinados alimentos, metais, etc.

Depois de uma calibração do corpo eléctrico da pessoa a tratar, este sistema permite medir os níveis de vitaminas, aminoácidos, nutrientes, alimentos, minerais, enzimas, açúcares naturais, toxinas, níveis hormonais, tónus muscular, doenças, bactérias, fungos, vírus, bem como o estado de saúde e o equilíbrio dos órgãos internos. Tudo de forma cómoda, indolor e precisa, apenas através da colocação de umas bandas electromagnéticas na cabeça, pulsos e tornozelos do paciente.

Face às suas características, o trabalho da Medicina Quântica pode ser particularmente importante em casos de fadiga, dor crónica, insónias, stress, ansiedade e fobias, alergias, bloqueios emocionais, hiperactividade, falta de memória e dificuldade de concentração, entre outros.