• Saúde Laboral
  • Colaboradores saudáveis são mais produtivos
  • Sabia que os custos, directos e indirectos, associados à promoção da saúde decrescem com a melhoria do índice de saúde e bem-estar dos colaboradores?1

    A exigência física, emocional e intelectual a que os colaboradores das empresas estão actualmente sujeitos é elevadíssima. O excesso de trabalho, o stress excessivo, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares são os principais responsáveis pela quebra de produtividade, alguma ansiedade e angustia no trabalho, bem como pelo aumento da predisposição para o desenvolvimento de algumas disfunções.

    Através de programas de exercício, técnicas de relaxamento e programas de prevenção de lesões músculo-esqueléticas realizadas no local de trabalho, é possível potenciar o contributo e aumentar o envolvimento de cada colaborador com a sua organização. A FISIOGlobal pode ajudar a sua empresa neste processo.

    1Association between wellness score from a health risk appraisal and prospective medical claim costs. Yen L, McDonald T, Hirschland D, Edington DW.

    Ginástica Laboral

    A Ginástica Laboral consiste na execução de exercícios de relaxamento e reforço muscular, reeducação postural, alongamento e flexibilidade, com o objectivo de promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, orientada e supervisionada por um profissional de Saúde.

    Cada sessão tem uma duração média de 15 a 30 minutos, sendo realizada no ambiente de trabalho e dentro do horário laboral, funcionando por isso como pausa activa, sem fadiga física, transpiração ou  necessidade de vestir qualquer tipo de equipamento específico.

    Pilates Clínico

    Baseado em 6 princípios fundamentais - respiração, concentração, controlo/precisão, centralização, fluidez, endurance/repetição - o Pilates Clínico assenta na realização de exercícios coordenados, com tempos de respiração específicos e livre de compensações e tensões musculares.

    Enquanto método de exercício físico, o Pilates Clínico distingue-se do método tradicional pela adaptação dos exercícios à área terapêutica, com vista à prevenção de lesões músculo-esqueléticas e/ou à promoção do bem-estar e qualidade de vida do colaborador, contribuindo assim directamente para o aumento dos índices de produtividade.

    Human Performance®

    Abarcando as áreas da nutrição, motivação, movimento e regeneração, apresenta-se como um inovador sistema integrado de avaliação e intervenção, que ser adaptado ao quotidiano de qualquer cidadão, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

    Potenciação máxima da performance laboral, aumento da longevidade do rendimento, redução do risco de incidência de lesão, reeducação do estilo de vida e resultados, são algumas das premissas do conceito FISIOGlobal® Human Performance.

    Stretching Global Activo

    O Stretching Global Activo é um método de alongamento progressivo e não forçado, que através da utilização de auto-posturas, permite restabelecer a força, o comprimento e a flexibilidade dos grupos musculares enrijecidos pelos movimentos repetitivos realizados durante o horário laboral e pelas várias horas sentadas em frente ao computador, entre outros vários exemplos.

    A globalidade dos estiramentos, o trabalho respiratório, a contracção contra a resistência dos músculos estirados e o alongamento das cadeias musculares, conferem ao SGA uma eficácia estudada.

    Mindfulness Based Stress Reduction

    Da combinação da meditação, consciência corporal e ioga surge um programa que visa ajudar o seu colaborador a tornar-se mais consciente, altruísta, paciente, auto-confiante, flexível e focado/concentrado, em contexto laboral.

    Os estudos realizados mostram ainda que a prática do Mindfulness conduz a uma maior capacidade de resolução de problemas e ao desenvolvimento de estratégias que permitem desactivar a mente do modo piloto automático.