" property="og:description" /> FISIOGlobal - Saúde Integral
17 Out. 2019

Notícias

Entrevista Ana Paula Oliveira

Ana Paula, deixe-nos agradecer, antes de mais, a sua disponibilidade para este testemunho. Gostávamos de parabeniza-la pela evolução que tem alcançado na FISIOGlobal, graças ao seu reconhecido foco e disciplina. 

A Ana Paula está connosco desde 2016. O que a fez procurar a FISIOGlobal – Saúde Integral?
Eu tenho uma escoliose lombar que me estava a condicionar o meu quotidiano, as coisas mais básicas como seja calçar as meias, fazer as lides domésticas, por ex. a cama, carregar sacos das compras e até profissionalmente me afetava, não estava bem sentada, era difícil para mim chegar a uma pasta que estivesse numa prateleira mais alta, e quando tinha crises tinha de faltar. Eu sentia-me a atrofiar, os ortopedistas diziam-me que não havia nada a fazer, a única solução era tomar medicação e evitar esforços. Para mim isto não era a solução, era um martírio. Então resolvi pesquisar e descobri o método RPG e resolvi fazer.
Foi um êxito. Comecei a sentir-me tão bem que, após sensivelmente um ano, disse fisioterapeuta que me acompanhava que gostava de fazer exercício para ganhar mais equilíbrio, mobilidade, flexibilidade e massa muscular. O mesmo respondeu-me  “claro que pode e deve, mas, devidamente orientada”. Aconselhou-me a FISIOGlobal e, em boa hora o fez. Quando comecei a fazer exercício melhorei ainda mais. A RPG mais o exercício que faço aqui na FISIOGlobal, é a simbiose perfeita.


Quanto tempo levou até sentir melhorias no seu diagnóstico? Quais foram essas melhorias?
Na consulta de avaliação, o Dr. Ricardo Amorim viu as necessidades que eu tinha escoliose e encaminhou-me para "Human Performance".
Lembro-me que, logo no início da 1ª sessão, eu não conseguia chegar com as mãos ao chão e, no final da sessão, já conseguia. Fantástico!
Comecei a melhorar o equilíbrio e, sessão após sessão, ia conquistando melhorias que se refletiam no meu dia-a-dia.


Desde o momento em que terminou o seu plano de reabilitação e decidiu manter-se no contexto de otimização de performance, já passaram 3 anos. O que a faz permanecer com a nossa equipa?
Neste momento, posso dizer não tenho qualquer limitação. Ganhei saúde física e, consequentemente, qualidade de vida. 
É claro que, para alcançar este patamar, não teria sido possível sem o profissionalismo, a dedicação e o carinho do Dr. Carlos Sousa. Para mim, é um privilégio poder continuar a treinar com um profissional de excelência, focado e comprometido com o seu trabalho, que me motiva sempre e com quem aprendo muito.
Aprendi que a qualidade de vida não se esgota no tempo e a melhor forma de ter saúde física é fazer exercício, tenha a idade que se tiver. Insistir, persistir e nunca desistir.
Alertou-me e incentivou-me a modificar a minha alimentação, porque uma alimentação equilibrada tem um papel importante na recuperação e adaptação do exercício.
É com grande satisfação que eu digo que o esforço não foi em vão. Melhorei muito a minha parte cardiorrespiratória e muscular, bem como, aumentei a massa óssea. Agora, sou uma pessoa mais preparada, mais forte e mais tonificada.
Os treinos são intensos. A maior parte das vezes, acabo o treino “com a língua a lamber o chão”, mas, no dia seguinte, estou fresca que nem uma alface! Muito obrigada, Dr. Carlos Sousa.


Ressalva algum momento particular neste percurso? 
Há dois anos, sensivelmente, tive uma paralisia facial. O Dr. Ricardo Amorim foi incansável comigo. Tive um tratamento TOP (fiz neuromodulação). Com estes tratamentos e com os do João, em menos de um mês, já estava recuperada.

Por detrás de um grande sucesso, há sempre uma grande equipa, por isso, agradeço à Marta e à Paula que me recebem sempre com muito carinho e um sorriso contagiante.  Agradeço ao Dr. João Ferreira com quem iniciei, que me disse “eu vou ensina-la a fazer tudo, exceto piruetas no ar, porque não as sei fazer" e que eu podia fazer tudo, tinha era de criar condições para. Pois tem toda a razão. Agradeço à Dr.ª Daniela e à Dr.ª Rute por me aturarem nas ausências do Dr. Carlos Sousa. E um agradecimento muito especial ao Dr. Carlos Sousa que, apesar da sua tenra idade, tem tanto know-how e aprimoramento continuo.
Gostava de dar os parabéns ao Dr. Ricardo Amorim pela equipa extraordinária que tem.
Eu espero poder contar com esta equipa pela vida fora.

Paula, obrigada por todo o carinho que tem pela nossa equipa. É o exemplo de atleta que estimamos: comprometida, focada e interessada. É uma honra recebe-la.

 

<iframe allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/UmZkillmh68" width="560"></iframe>