24 Dez. 2019

Notícias

RPG e Exercício asseguram melhoria de qualidade de vida à Mafalda

A Mafalda tem 14 anos e chegou à FISIOGlobal com dores bilaterais nos pés que a impediam de realizar algumas actividades do dia-a-dia, nomeadamente, praticar exercício físico.

Após rigorosa avaliação foram identificados alguns factores passíveis de serem trabalhados e definiu-se um plano de intervenção com objectivos a curto, médio e longo prazo, dos quais destacamos: intervenção na esfera óculo-motora e trabalho de competências motoras como controlo motor, mobilidade e força, com especial foco na variabilidade de estímulo oferecido à Mafalda. 

As estratégias implementadas passaram por sessões de exercício clínico (Human Performance) e RPG (Reeducação Postural Global).

Apesar de na literatura não existir evidência robusta de que alterações posturais se relacionam com queixas físicas, a Mafalda começa a apresentar competências mais sólidas em termos motores o que é perceptível pelos registos apresentados (fotografia na consulta de avaliação e fotografia antes de uma das suas sessões).

O trabalho não terminou, muito haverá ainda para explorar, porém felicitamos a Mafalda pelo foco e dedicação que tem apresentado, agradecendo ainda a confiança que tem depositado na nossa equipa.