25 Maio 2020

Notícias

Hugo Cruz faz apresentação em Congresso Internacional de Fisioterapia

Hugo Cruz, fisioterapeuta e osteopata na FISIOGlobal – Saúde Integral e formador na Master Science Lab, foi um dos oradores convidados pelo COINFISIO – Congresso Online Internacional de Fisioterapia para fazer uma apresentação sobre “Coluna Torácica – o parente pobre da reabilitação física”.

Tendo em conta a recomendação de distanciamento social com o objetivo de conter o contágio pela Covid-19, o Instituto Académico de Pesquisa e Ensino em Ciências em colaboração com Núcleo de Fisioterapia baseada em Evidências, juntaram fisioterapeutas e investigadores de vários países para promover um Congresso Internacional de Fisioterapia Online.

Neste evento, que decorreu este fim de semana, entre 22 e 24 de maio, foram discutidos, entre outros temas relevantes, os principais desafios que a classe dos fisioterapeutas terá de enfrentar em virtude da pandemia e quais os dados científicos mais relevantes já publicados sobre o tema.

Em representação dos fisioterapeutas portugueses esteve Hugo Cruz, a convite do também fisioterapeuta e quiropraxista ítalo Morais, com sua apresentação sobre “Coluna Torácica – o parente pobre da reabilitação física. Um tema que o especialista diz que “apesar de não ser consensual em termos científicos e da sua literatura, é um tema fundamental e que deve ser debatido”.

Aliás, reforça Hugo Cruz que esta não terá sido uma apresentação para tirar dúvidas, mas sim para levantar questões e convidar todos quanto tenham interesse a aproveitar este período para se debruçarem sobre estas questões.

Importa ainda salientar que este Congresso teve um caráter solidário, sendo o objetivo principal a angariação de fundos para apoiar organizações não governamentais e hospitais, no Brasil.