26 Jun. 2020

Notícias

Maria João Caçador no regresso da Master Science Lab à formação presencial

Maria João Caçador, fisioterapeuta na FISIOGlobal na área da Saúde da Mulher e da Reabilitação Uroginecológica, estreou-se, no passado fim de semana, de 20 e 21 de junho, no papel de formadora da Master Science Lab, com a 1.ª edição do curso de Fisioterapia nas (Dis)funções do Pavimento Pélvico.

Com um grupo de 23 participantes, a formação em Fisioterapia nas (Dis)funções do Pavimento Pélvico marcou a estreia da fisioterapeuta Maria João Caçador enquanto formadora da Master e o regresso da formação presencial da empresa, após desconfinamento.

A formação está dividida em dois módulos: o primeiro, que aconteceu este fim de semana, no Seminário de Vilar, dá nome ao curso e abordava a Fisioterapia nas (Dis)funções do Pavimento Pélvico. O segundo, que tem data marcada para 12 de julho, focará a fisioterapia na gravidez, educação peri-natal e pós-parto.

Além da prática clínica na área da Reabilitação Uroginecológica, Maria João Calador é também educadora perinatal e docente na licenciatura de Fisioterapia em duas instituições de ensino superior distintas.

Sobre a formação

As (dis)funções do pavimento pélvico detêm, até à data, uma prevalência elevada, seja na manifestação de incontinência urinária, de prolapso dos órgãos pélvicos e/ou mesmo de disfunção sexual. Todavia, por estarem ligadas à zona genital, estas questões geram alguma vergonha nos indivíduos que padecem de queixas associadas, que se inibem, muitas vezes, de expor e reverter os sintomas o mais precocemente possível.

O tratamento conservador, através de Fisioterapia, começa a surgir como alternativa para diversas condições da esfera pélvica: um ensino eficaz pode clarificar ao paciente porque deve recorrer a esta opção terapêutica ao invés de outra, designadamente cirúrgica.

A formação de Fisioterapia nas (Dis)Funções do Pavimento Pélvico configura para os Fisioterapeutas que pretendam enveredar na área da Uroginecologia/Saúde da Mulher, uma oportunidade de aceder a bases de conhecimento atualizadas e baseadas na evidência.